sexta-feira, 11 de novembro de 2005

Indizivelmente reticente

...
(continua)

continuação
Dá que pensar, sendo nós humanos o único animal capaz de ter o livre arbítrio? Dizemos que o resto dos animais são animais irracionais porque seguem os seus instintos. Então nós sendo de carne e osso como os outros também somos animais e visto que também seguimos os nossos instintos também nos podemos considerar irracionais. Quando nos chega a razão ou o livre arbítrio de cada um temos a liberdade de escolha consoante a vontade e o instinto ou intuição perante uma determinada situação como uns perfeitos seres irracionais complexos que somos.

Pensamos que fazemos porque decidimos e traçamos o caminho com os nossos actos dirigidos por pensamentos abalroados por coincidências sincrónicas que ainda não conseguimos entender. Aqui provamos a nossa própria essência primária, criando um mundo que possamos controlar, um mundo feito de posses e poder sobre uns e outros para ver quem é, e que tem mais. Um mundo onde o tempo é dinheiro.

4 comentários:

Unknown disse...

Uma reflexão de Fernando Pessoa, transistorizada na twilight zone.

NeuroGlider disse...

Meu puto o facto continua a ser que nós (humanos) somos apenas animais e a constatação de Fernando Pessoa é apenas uma constatação da nossa realidade. É apenas a nossa mania das superioridades (que a meu ver é apenas um tique da nossa cultura judaico-cristã) que nos tenta colocar num patamar acima. Mesmo que na maioria dos casos o que a nossa sociedade faz é diminuir a Natureza (de que fazemos parte) e realçar as nossas insuficiencias.
O Fernando Pessoa é sem dúvida uma das pessoas mais lucidas que por aí andaram!

xipsocial disse...

Tens aí 5 minutos que me destroques em euros?

Unknown disse...

Depende, do que queres fazer nesses 5 minutos. Podes produzir o que quiseres, basta meteres a imaginação a trabalhar. Os 5 Euros penso serem relativos, pois o resultado final pode bem valer mais ou menos o tempo passado.